Manifestar interesse

Informação sobre o curso

  • 25

  • Nível 2

  • 0.00

  • Condições de Inscrição

    Para participar nesta ação, os candidatos devem:

    o   Manifestar interesse na aquisição de conhecimentos e competências na respetiva área de formação

    o   Ser detentor de idade igual ou superior a 18 anos

    o   Ser ativo empregado ou em situação de desemprego com 12º ano completo

     

  • Referencial de Formação

    Empregado/a de Restaurante/Bar

  • Objectivo Geral

    • Compreender o conceito de "turismo inclusivo", o quadro normativo-legal que o suporta e a relevância estratégica do seu desenvolvimento para o setor do turismo, para os seus empresários e trabalhadores e também para as pessoas com deficiência
    • Identificar as "necessidades especiais" deste segmento da procura turística, os requisitos específicos da oferta turística e as atitudes requeridas para um relacionamento pessoal adequado com estes clientes
    • Apoiar/assistir pessoalmente clientes com necessidades especiais, em matéria de mobilidade, orientação e comunicação, nas situações comuns/transversais aos diversos setores em que estão organizados os serviços turísticos

  • Conteúdos Programáticos

    • Turismo inclusivo –causas e objectivos
    • Enquadramento político e normativo do Turismo Inclusivo
      • Contexto normativo internacional/UE
        • - Legislação europeia
        • - Legislação nacional
      • Conceitos principais
        • - Deficiência
        • - Acessibilidade
        • - Design inclusivo
        • - Produtos de apoio: tipologia e ISO 9999/2007
    • O cliente com deficiência motora
      • Deficiência motora, limitações/necessidades especiais na mobilidade e acessibilidade dos serviços turísticos
        • - Deficiência motora
        • - Tipos de deficiência motora
        • - Limitações e necessidades das pessoas com deficiência motora
      • Produtos e meios de apoio
        • - Cadeiras de rodas
        • - Espaço de movimentação
        • - Zona de permanência e de manobra
        • - Auxiliares de marcha
      • Requisitos da oferta turística
        • - Acessibilidade física
        • - Barreiras físicas
        • - Transportes
      • Legislação nacional
      • Necessidades especiais de relacionamento interpessoal e atitudes dos profissionais de atendimento
        • - Necessidades detectadas
        • - Relacionamento pessoal e social
      • Práticas de serviço
        • - Utilização/manipulação de cadeira de rodas
        • - Apoio à deslocação e transferência para outros assentos
        • - Cuidados de relacionamento no serviço
    • O cliente com deficiência visual
      • Deficiência visual, limitações/necessidades especiais na mobilidade e orientação e acessibilidade dos serviços turísticos
        • - Deficiência visual
        • - Limitações das pessoas com deficiência visual
        • - Orientação e Mobilidade
        • - Necessidades especiais da pessoa cega ou com baixa visão
      • Produtos e meios de apoio à deficiência visual
        • - Braille, áudio descrição e formato digital
        • - Acessibilidade nas TIC
        • - Requisitos de acessibilidade na WEB
        • - O acompanhante/ guia
        • - O cão-guia
        • - Sinalética
      • Requisitos da oferta turística
        • - Requisitos
        • - Acessibilidade
      • Legislação
      • Necessidades especiais de relacionamento interpessoal e atitudes dos profissionais de atendimento
        • - Necessidades especiais de relacionamento interpessoal
        • - Atitudes de relacionamento e aspetos comunicacionais
      • Práticas de serviço
        • - Cuidados de relacionamento
    • O cliente com deficiência auditiva
      • Deficiência auditiva, limitações/necessidades especiais na comunicação e compreensão da informação e acessibilidade dos serviços turísticos
        • - Deficiência auditiva
        • - Graus e tipos de deficiência auditiva
        • - População surda
        • - Causas e consequências da deficiência auditiva
        • - Limitações da pessoa com deficiência auditiva
        • - Limitações comunicacionais
        • - Necessidades específicas da pessoa surda
      • Produtos e meios de apoio
        • - Produtos de apoio para a deficiência auditiva
        • - Língua gestual portuguesa e cães de assistência
      • Requisitos da oferta turística
        • - Oferta turística
        • - Acessibilidade
      • Legislação
      • Necessidades especiais de relacionamento interpessoal e atitudes dos profissionais de atendimento
      • Necessidades especiais de relacionamento interpessoal
      • Comunicação e atitudes dos profissionais
      • Práticas de serviço
        • - Práticas de serviço de atendimento
        • - Aspetos comunicacionais para grupos de surdos
    • O cliente com deficiência intelectual ou com multideficiência
      • Deficiência intelectual e multideficiência, limitações/necessidades especiais e acessibilidade dos serviços turísticos
        • - Defic

  • Observações

                Regalias:

    •  Formação Gratuita
    • Subsídios de Alimentação
    • Certificação de Qualificações

     

     

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