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Informação sobre o curso

  • 50

  • Nível 2

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  • Condições de Inscrição

    Para participar nesta ação, os candidatos devem:

    • Manifestar interesse na aquisição de conhecimentos e competências na respetiva área de formação
    • Ser detentor de idade igual ou superior a 18 anos
    • Ser ativo empregado ou em situação de desemprego

     

     

  • Referencial de Formação

    Empregado/a de Restaurante/Bar

  • Objectivo Geral

    • Identificar os desafios e problemas como oportunidades.
    • Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.
    • Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.
    • Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.
    • Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.
    • Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.
    • Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.

  • Observações

    Regalias:

    • Formação Gratuita
    • Subsídios de Alimentação
    • Certificação de Qualificações

     

     

  • Conteúdos Programáticos

    • Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
      • Noção de negócio sustentável
      • Identificação e satisfação das necessidades
        • - Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
        • - Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
    • Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
      • Conceito básico de negócio
        • - Como resposta às necessidades da sociedade
      • Das oportunidades às ideias de negócio
        • - Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
        • - Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
        • - Descrição de uma ideia de negócio
      • Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
    • Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
      • Formas de recolha de informação
        • - Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
        • - Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
      • Tipo de informação a recolher
        • - O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
        • - Os produtos ou serviços
        • - O local, as instalações e os equipamentos
        • - A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
        • - Os meios de promoção e os clientes
        • - O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
    • Análise de experiências de criação de negócios
      • Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
        • - Por setor de atividade/mercado
        • - Por negócio
      • Modelos de negócio
        • - Benchmarking
        • - Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
        • - Parceria de outsourcing
        • - Franchising
        • - Estruturação de raiz
        • - Outras modalidades
    • Definição do negócio e do target
      • Definição sumária do negócio
      • Descrição sumária das atividades
      • Target a atingir
    • Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
      • Meios e recursos de apoio à criação de negócios
      • Serviços e apoios públicos – programas e medidas
      • Banca, apoios privados e capitais próprios
      • Parcerias
    • Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
      • Análise do negócio a criar e sua validação prévia
      • Análise crítica do mercado
        • - Estudos de mercado
        • - Segmentação de mercado
      • Análise crítica do negócio e/ou produto
        • - Vantagens e desvantagens
        • - Mercado e concorrência
        • - Potencial de desenvolvimento
        • - Instalação de arranque
      • Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
    • Tipos de negócio
      • Natureza e constituição jurídica do negócio
        • - Atividade liberal
        • - Empresário em nome individual
        • - Sociedade por quotas
    • Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
      • Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
      • Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)

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